Em Maio de 2010 a CRH havia já encerrado o seu centro de atendimento de chamadas localizado no Vale do Ave, concelho de Guimarães. Era suposto este centro de atendimento ser o maior empregador do parque tecnológico do AvePark, com 600 trabalhadores, mas contava apenas com 70…
No dia 2 de Dezembro, o Tribunal de Comércio de Lisboa declarou a empresa insolvente, por ser incapaz de cumprir as suas obrigações, por acumulação de dívidas. Fontes próximas confirmam que as dívidas dizem respeito a impostos e contribuições à Segurança Social, embora esteja também presente no grupo de credores o Banco Millenium BCP. Pela mesma altura, a empresa elaborou um plano que conta com “o apoio e a análise de uma das maiores e mais credíveis consultoras internacionais de gestão” e que incluía propostas de “períodos de carência e dilatação dos prazos de pagamento” das dívidas, segundo declarações ao jornal Público.
Outro compromisso do grupo foi a garantia de que não recorreria ao despedimento de nenhum funcionário. Aliás, na altura, a empresa referiu que previa “manter o ritmo normal de mais de 70 contratações por mês”, segundo declarações ao mesmo jornal.
O caso levou a que o grupo parlamentar do PCP questionasse o Governo por várias vezes acerca deste processo. Numa das questões é referido que foi circulado um email no dia 9 de Dezembro (já depois de deferido o processo de insolvência) entre os trabalhadores do Contact Center da EDP em Seia que dizia: “O ano de 2010 tem-se revelado um ano bastante positivo para o Grupo CRH, especialmente num contexto económico extremamente difícil. O Grupo CRH aumentou a sua presença em todos os clientes, ganhou novos contratos, e dessa forma continuando a seleccionar, recrutar e formar novos colaboradores, retendo em simultâneo os mais antigos”.
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